segunda-feira, 19 de julho de 2010

Exposição Anual na Casa Museu de Bilros da Jetka na República Checa

Dia 18 de Junho lá fui eu, acompanhada da minha amiga Gena "à aventura" correspondendo ao convite da Jetka de, na República Checa, mostrar o que por cá se faz na área da bijuteria.

Há já alguns anos que a Jetka tem vindo em representação da República Checa à feira de bilros que anualmente se realiza em Peniche.

Foi a Gena que no ano passado me apresentou a Jetka... fiquei fascinada pela qualidade e beleza dos trabalhos expostos no stand utilizando técnicas de Bilros que eu desconhecia por completo.

Aceitei de imediato o convite de nos deslocarmos à RC para apresentar as técnicas que utilizávamos no meu atelier na área de bijuteria e que não eram conhecidas naquele país.

Chegadas à República Checa, juntámo-nos a representantes de outros países (Espanha, Polónia, Eslováquia, Eslovénia...) e depois de dormirmos na casa da Jetka em Praga fomos de manhã para Jablonné nas montanhas, onde se encontra a casa museu da nossa anfitriã.

A casa museu da Jetka é considerado o museu de bilros da região sendo todos os anos realizada uma exposição com artistas por ela convidados.

Domingo, foi a vernissage... com PORTO de honra (como é bom, ouvir falar de coisas nossas tão longe...).
Surpreendeu-me a quantidade de visitantes (alguns deslocando-se em excursão, tive conhecimento de uma delas de Espanha) e o apoio e simpatia das "forças vivas" da região...estavam presentes os correspondentes aos nossos Presidente da Câmara e Governador Civil.

As peças que mais me chamaram a atenção pela sua qualidade e beleza foram as de bijuteria em renda de Bilros pela República Checa e os quadros de latão e bilros pela Eslovénia.

No segundo domingo foi dia de passagem de modelos... que arrepio, quando ouvi... , Laura Pinho de PORTUGAL, DEPOIS Maria Eugénia de PORTUGAL... fica gravado nas minhas memórias.
Ainda não disse... eu levei bijuteria em alumínio plano e em pasta... e a Gena em arame coberto.
Ninguém conhecia os trabalhos, o que nos salvou para a maioria das explicações foi o Inglês da Gena, o meu francês traduzidos, quando necessário pela Jetka...claro que o portuganhol não tinha necessidade de tradução.

Em simultâneo com a exposição eram organizados workshops dinamizados de uma forma que não conhecia.
Os interessados íam ter directamente com os artesãos, combinando o dia e a hora e
independentemente do número de inscritos o Workshop era dado.
Todos os workshops eram realizados no recinto da exposição reservado para o efeito.
Eu aprendi/participei em dois, um de estamparia em tecido e outro de batique (completamente diferente do nosso), e ensinei/dei em três.
Todos os workshops eram realizados no recinto da exposição.

No sábado fechou a exposição, e... regresso a Praga e a Portugal.

Uma das frases que utilizo é que aos amigos não se agradece... Até SEMPRE amiga Jetka, espero conseguir receber-te tão bem como me recebeste a mim.

Ainda vou voltar a este tema... faltam (pelo menos) as fotos dos trabalhos

Sem comentários:

Enviar um comentário