sexta-feira, 29 de maio de 2009

As minhas porcelanas

As primeiras aulas que tive nas artes foi de pintura em porcelana, ainda hoje lembro o "nervoso miudinho" quando submetia à apreciacção da minha professora o resultado da passagem de desenhos... foi a fase do FAZ/APAGA e volta a fazer.
Finalmente lá conseguia a aprovação e o ..."agora pinta"...
As Sãos e as Madalenas de agora que me desculpem, mas estou-me a "vingar" -- Madalena então não vês que a flor não é assim? APAGA... VOLTA A FAZER.
Fui ao meu baú...seleccionei estas fotos de obras minhas... olha o Pássaro de Fogo... foi com ele que fiz para a revista Passo a Passo um dos meus primeiros artigos de explicação passo a passo de execução... é bem verdade... Recordar é Viver outra vez


Jarra - Estilo Livre ######## Prato - Imari

Peças Várias -- Estilo Livre

#### Pássaro de Fogo ###### Prato Persa

Paisagem e Natureza Morta --- Estilo Livre

Lavanda & Gomilho e Tête a Tête --- Estilo Livre

Conjuntos de Secretária -- Sèrvres e PenWork

Bomboneira PenWork

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Workshop de Encáustica na loja ARTIS

No dia 24 de Maio foi o meu primeiro Workshop na Loja ARTIS na Arruda dos Vinhos.
Chegada a Arruda, tinha à minha espera um grupo pronto para o primeiro contacto com as técnicas de encáustica... fica-me para sempre gravada uma frase de despedida --- Laura, gosto muito de frequentar Workshops e já participei em vários, dou-lhe os parabéns, o nosso foi o mais produtivo e dinâmico... como cheguei feliz a casa... Obrigada

Workshop de Encáustica na loja Mãe D´Água

Dia 21 de Maio foi dia de mais um Workshop de Encáustica na Mãe d´Água em Benfica... que dizer? óptimo ambiente... trabalhos muito bem conseguidos... agora, há que aplicar, fico à espera de ver os v/trabalhos.


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Workshop de Bijuteria no Carvalhais & Ferreira

10 de Maio foi dia de Wokshop de bijuteria no Carvalhais & Ferreira... mais um dia bem passado e artísticamente muito profícuo com as gargantilhas com ponto tunisiano e os anéis com ponto índio a sairem bem bonitos... PARA MAIS TARDE RECORDAR cá vão algumas fotos.





quarta-feira, 13 de maio de 2009

Workshop de Encáustica na Loja Mãe D'Àgua


Dia 7 De maio fui dar um Wokshop de Encáustica na Loja Mãe D'Àgua em Benfica.
Foi o primeiro contacto com a Encáustica para os participantes.
Os resultados obtidos foram bons, para o que muito contribui o óptimo ambiente que se gerou.
A minha máquina ficou "sem pilhas", pelo que as fotos foram tiradas com recurso ao telemóvel... mesmo assim "dá para ver".



terça-feira, 5 de maio de 2009

ENCAUSTICA

A Encaustica é uma técnica de pintura utilizada desde a Antiguidade que se caracterizava inicialmente pelo uso de cera e pigmentos coloridos aplicados com pincel ou espátula quente.

Nos últimos tempos, esta técnica tem vindo a evoluir com recurso a novos materiais e instrumentos.

Actualmente a técnica de ENCAUSTICA mais divulgada caracteriza-se pelo uso de cera de abelha refinada aplicada com ferros e bicos eléctricos.

Esta técnica foi-me apresentada há já alguns anos num dos workshops que frequentei...foi numa fase em que estava de tal forma absorvida pela pintura em porcelana que não me restava tempo para mais nada.

No inicio do ano passado, numa das “arrumações” ao meu atelier lá dei com o ferro e o conjunto de bicos que utilizei no wokshop... depois de algumas experiências menos bem conseguidas, lá surgiram, entre outros o Adamastor... a Rosa...,

Se estiver interessada em aprender os fundamentos desta técnica..., telefone-me, podemos combinar um dia para nos encontrarmos na minha loja.


ADAMASTOR


CANAVIAL

QUEIMADA


ROSA

domingo, 3 de maio de 2009

O meu filho lançou-me um desafio -- pintar uma arvore numa das paredes da sala


Quadro com colagens

Depois de pintada a árvore, o meu filho disse-me que tinha mais duas paredes...
Por sugestão dele, "arranjei" um quadro com colagens de motivos egípcios que se coaduna com a restante decoração da sala.
Utilizei as cores roxo, laranja e preto... a decoração ficou girissima.

Quadro de óleo sobre tela


Como gosto muito de flores, completei com um quadro a óleo com túlipas